domingo, 30 de agosto de 2009

Velha Guarda

A "Velha Guarda" foi, inicialmente, a razão de ser do Museu da Voz, já que grande parte da coleção inicial do museu era formada por discos do gênero, que Jorge Caleiro garimpou de forma diletante, enquanto exercia outras atividades profissionais.


Francisco Alves - Dona da Minha Vontade (Francisco Alves - Orestes Barbosa)



A chamada "Era de ouro" da música brasileira - do fim dos anos 20 a meados dos anos 40 - é o ponto mais forte de nossa coleção, que inlui as discografias completas de Francisco Alves (o "Rei da Voz"), de Orlando Silva ("O cantor das multidões", na foto acima) e de Sylvio Caldas ("O caboclinho querido"), além da obra original de Noel Rosa na íntegra, na voz do próprio compositor e de seus primeiros intérpretes.


Sylvio Caldas - "Serenata" (Sylvio Caldas - Orestes Barbosa)


Além desse "cardápio básico" completo, temos uma grande quantidade de gravações de Vicente Celestino, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves, Gilberto Alves, Mario Reis, Cyro Monteiro e dezenas de outros artistas - incluídos os hoje praticamente desconhecidos Albenzio Pierrone, Déo e João Petra de Barros.


Carlos Galhardo - "Alguém" (José Maria de Abreu e Oswaldo Santiago)



As mulheres se fazem presente no canto de Aracy de Almeida, Carmem Miranda, Dalva de Oliveira, Isaurinha Garcia, Linda e Dircinha Batista, Elizeth Cardoso e tantas outras belas vozes.


Aracy de Almeida - "Último Desejo" (Noel Rosa)



Tangos
Além da "Velha Guarda" nativa, cultuamos um nicho especialmente dedicado ao tango. O destaque, é claro, é Carlos Gardel, seguido por grandes nomes como Libertad Lamarque, Juan D'arienzo, Hugo Del Carril, Alberto Castillo, Aníbal Troilo, Francisco Canaro, Astor Piazzolla, Adriana Varela, além de uma profusão de orquestras e de intérpretes no mais das vezes desconhecidos do público brasileiro.


Carlos Gardel - "A Media Luz" (Edgardo Donato - Carlos Cesar Lenzi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário